Constelação Sistêmica

 

Realizamos  CONSTELAÇÕES FAMILIARESEMPRESARIAIS NO MÉTODO SISTÊMICO SEGUNDO BERT HELLINGER .

As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas vidas. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença; infelicidade, tristeza e pobreza. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.

O que posso trabalhar dentro da constelação sistêmica familiar?

Como é um trabalho de pulsação da vida, do fluir, então tudo que está relacionado com a vida pode ser trabalhado, desde que traga um significado importante para você.

 

A constelação poderá ser aplicada em:

– Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs);

– Conflitos entre casais;

-Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou  parceiro;

– Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral;

– Dificuldade nos relacionamentos afetivos;

– Dificuldade em comunicar-se;

– Dores e problemas de saúde;

– Doenças crônicas;

– Transtornos alimentares;

– Depressão, ansiedade e fobias;

– Bipolaridade, psicoses;

– Autismo;

– Conflitos entre sócios, funcionários e clientes;

– Problemas financeiros;

– Dificuldade de aprendizagem;

– Hiperatividade.

A maior parte dos problemas que afetam a todos nós,  têm uma relação com o nosso contexto, ou seja, com a nossa família.

A abordagem apresenta uma vasta aplicação prática, devido aos efeitos esclarecedores no campo das relações humanas.

Como é desenvolvido o trabalho com constelações sistêmicas ?

É fenomenológico e pode ser realizado em grupo ou individualmente.

Em grupo, o cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações factuais sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos e irmãos.

Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar elementos importantes de seu sistema. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar as relações entre tais membros.

Em seguida, guiados pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das “ordens do amor”e pela sua conexão com o sistema do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma possível solução- inclusão, compensação ou um bom lugar.

No atendimento individual o modelo é o mesmo, porém o processo é todo com o cliente, pois é ele que irá perceber o que está acontecendo, ou seja, é ele que vai colaborar no desenrolar do conflito.

Resultados:

O trabalho com constelações, traz muitos benefícios nas diversas áreas, é um recomeçar em paz e com harmonia, podemos ver famílias unindo-se, doentes curando-se, dores físicas ou psicossomáticas eliminadas ou suavizadas; desapego a relacionamentos frustrados, profissionais e empresas reorganizados; e tantos outros resultados. A abordagem apresenta uma vasta aplicação prática, devido aos efeitos esclarecedores no campo das relações humanas.

Através da realização de uma Constelação Familiar, libertamos todas as nossas lealdades inconscientes, sendo restabelecida a ordem natural do nosso sistema familiar, podemos então, retomar a vida com força e viver o nosso próprio destino, reconhecendo e honrando os nossos antepassados. Terapia sistêmica individual: confrontar o passado, modificar o presente e determinar o futuro.