Psicopedagogia Sistêmica

Psicopedagogia Sistêmica:  vem se consolidando como área de conhecimento, como área de atuação, trabalhando interdisciplinarmente e fazendo as pessoas compreenderem que aprender não é algo necessariamente ligado ao ensino sistematizado, à escola.

“Aprender é algo que se faz o tempo todo, durante toda a vida. Depois que deixamos de fazer as coisas por reflexos, tudo o que fazemos demanda aprendizagem. Aprendemos nas empresas, aprendemos nas escolas, aprendemos com as famílias e nas famílias”. A psicopedagogia sistêmica está ganhando um espaço muito grande, muito forte e muito bom.

A experiência na prática  tem demonstrado que crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem muitas vezes surpreendem pelo nível de inteligência que apresentam. A abordagem da psicopedagogia sistêmica ganhou grande importância com a professora e terapeuta alemã Marianne Franke-Gricksch, que experimenta em sua classe, com alunos adolescentes, os movimentos sistêmicos de Bert Hellinger, tendo como base o fluir do amor.